A inteligencia artificial democrata ou o uso do Data Science na política

A campanha presidencial de Hillary Clinton conta, provavelmente, com a estratégia mais sofisticada jamais adotada para vencer uma eleição. Nela, inteligência artificial de ponta se encontra com pesquisas de opinião e uma grande massa de voluntários. As ferramentas ajudam a dar foco e precisão ao esforço das pessoas.

Dos 50 estados americanos, a eleição é fácil de prever em 41. É nos nove indecisos, swing states, que o resultado será definido. Mas não é assim que os estrategistas de Hillary enxergam o mapa. Eles veem, na verdade, 25 condados chaves dentre os mais de três mil do país. É nestes lugares que os swing states se resolverão.

Um deles é o condado de Wake, na Carolina do Norte. Ajudou a eleger George W. Bush duas vezes e Barack Obama, outras duas. Dos quase um milhão de habitantes, um percentual cada vez maior é jovem. Em outubro, a primeira-dama Michelle Obama fez dois comícios ali. Ela é popular na faixa etária. Identificando estes condados, a campanha busca qual a pessoa certa para agitar a região. Aí, promove eventos.

Num país sem voto obrigatório, o objetivo não é convencer as pessoas a escolher um ou outro. É empolgar quem já se inclina numa direção a sair de casa para votar. Aí entra uma importante ferramenta digital. Os assessores partem das listas públicas de eleitores cadastrados nestes condados. Com base em dados de eleições passadas e informações disponíveis publicamente na internet, selecionam quais os mais propensos a votar. Para esta lista de pessoas específicas, enviam mensagens de texto, e-mails e até mesmo ligam.

Pelo menos um terço dos eleitores já terão depositado seus votos antecipados nas urnas, antes da terça-feira. No dia, as filas são longas e, como não é feriado, as pessoas têm pouco tempo. Convencer quem simpatiza com Hillary a votar antes é o cerne da estratégia.
http://oglobo.globo.com/mundo/pedro-doria-inteligencia-artificial-democrata-20415817

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