“O romance proibido dos Andes” – Um conto romance de cunho social escrito pela Inteligência Artificial

Apresentação: Como resultado de minhas experiências com as IA generativas, como o ChatGPT e outros, pedi para ele escrever um conto do tipo romance ao estilo do escritor peruano-espanhol Mario Vargas Llosa. Em breves linhas dei para ele os pontos principais que deveriam constar no romance assim como a época em que deveria acontecer. O resultado, para mim que gosto de escrever, me agradou muito, ficou um conto bonito, espero que vocês gostem e ilustra a capacidade criativa da inteligência artificial generativa.

“Era o século XVIII em Lima, uma cidade onde as sombras da Cordilheira dos Andes se estendiam sobre as vidas dos habitantes. Em uma humilde casa nos Andes peruanos, vivia Quilla, uma jovem de alma selvagem, livre como as águias que pairavam nos céus. Seu coração bateu em ritmo acelerado quando, em uma visita à capital, ela conheceu Diego, o filho da proeminente família González.

O amor entre Quilla e Diego floresceu como uma flor rara em um terreno árido, mas não passou despercebido. A aristocracia limeña, rígida em suas tradições, repudiou o romance. A família de Diego, temerosa de manchar sua reputação, ergueu barreiras intransponíveis. O patriarca, Don González, de voz firme e olhar austero, proclamou que a linhagem dos González não se misturaria com sangue indígena.

A sociedade limenha murmurava, ecoando o preconceito enraizado. Quilla, resistente como a terra dos Andes, enfrentou a adversidade com dignidade. Ela representava a resistência dos indivíduos frente à opressão social.

Diego, dividido entre o amor e a lealdade à sua família, encontrou-se em um dilema angustiante. A Cordilheira dos Andes, que outrora parecia intransponível, tornou-se uma barreira entre os amantes. Quilla, enfrentando o preconceito, buscou suas raízes, e Diego, confrontando sua própria identidade, lutou contra as correntes da tradição.

O conto de amor proibido ecoou pelas vielas de Lima, ganhando tons épicos. Nas festividades da cidade, mascarados celebravam e dançavam, enquanto os amantes secretamente trocavam olhares furtivos. Quando perguntados a respeito do romance o casal apaixonado respondia: “Cada um de nós é uma resistência viva”.

O desfecho do romance proibido tornou-se uma tragédia, ecoando os elementos dramáticos de uma sociedade dividida com grandes barreiras sociais. A sociedade implacável e a família obstinada forçaram os amantes a escolherem entre o amor e a submissão às convenções sociais. O sacrifício de Quilla e Diego tornou-se um elogio à resistência individual em face da opressão, uma narrativa que ressoava nas montanhas dos Andes e nas ruas de Lima.

A história de Quilla e Diego, como outros grandes romances épicos, transcendeu as fronteiras do tempo. Um testemunho da luta contra a rigidez social, o conto permaneceu gravado nas páginas da história de Lima, uma cidade onde os suspiros dos amantes proibidos se misturaram aos ecos das montanhas que testemunharam seu amor impossível.”

Autor do artigo:

Ernesto Villafuerte Oyola
Professor de IA Generativa
www.aomega.com.br

Autor do conto: ChatGPT 3.5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *