Utilizando o ChatGPT para analisar sentimentos num texto

Nós temos usado o ChatGPT para uma série de coisas mas muita gente não sabe é que ele também sabe fazer análise de sentimentos. A análise de sentimentos é uma aplicação da inteligência artificial que também pode ser feita com o uso de redes neurais e implementando o código em uma linguagem de programação como o Python. Mas para nós usuários isto está fora de nossa realidade, ou estava, agora com o ChatGPT ficou muito fácil para qualquer um fazer análise de sentimentos de um texto.

É claro que para os desenvolvedores ainda é possível fazer coisas mais complexas como a análise não somente de um como de vários textos, tais como avaliações de um produto, com o uso da API da OpenAI, criadora do ChatGPT, e poder concluir o sentimento geral em relação a um determinado produto. Isso eu posso mostrar em outro artigo se vocês pedirem. 🙂

Para ilustrar vou pegar como texto base um artigo publicado no jornal “O Globo” em 09/06/2023 : Avaliação do governo Lula volta a oscilar para baixo e chega a 37% de ‘ótimo’ e ‘bom’, indica pesquisa Ipec/O GLOBO .

Cliquei no artigo e selecionei todo o artigo, inclusive imagens, que o ChatGPT não vai considerar na análise. Enviei o seguinte “prompt” ou solicitação ao ChatGPT: “Qual é o sentimento expressado no seguinte texto? ” e colei o texto a partir da linha seguinte. Vocês podem clicar no artigo para visualizar o artigo completo, não vi necessidade de fazer isto aqui.

A resposta do ChatGPT ao meu prompt: — O sentimento expressado no texto é de preocupação ou tendência negativa em relação à avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto destaca que a aprovação do governo oscilou para baixo, enquanto as avaliações “ruim” ou “péssima” aumentaram. Além disso, menciona a crise do governo com o Congresso e a dificuldade de formar uma base aliada como sinais desfavoráveis. Embora também mencione indicadores positivos na economia, como o crescimento do PIB e a desaceleração da inflação, a ênfase é dada aos aspectos negativos da avaliação do governo. Portanto, o sentimento expressado é de preocupação ou tendência negativa.

Enviei novo prompt: “Você poderia afirmar que no texto há uma intenção de convencer o leitor negativamente?”
A resposta do ChatGPT: — Não é possível afirmar com certeza absoluta se há uma intenção de convencer o leitor negativamente com base apenas no texto fornecido. O texto apresenta informações sobre a queda na aprovação do governo do presidente Lula e destaca aspectos negativos, como a reprovação por parte de uma parcela da população e a crise do governo com o Congresso. No entanto, é importante considerar que o texto também menciona indicadores positivos na economia e opiniões de especialistas que apontam para uma relativa estabilidade na avaliação do governo. Portanto, é possível que haja uma intenção de informar sobre a situação atual do governo Lula, mas não é possível afirmar com certeza se há uma intenção de convencer negativamente o leitor sem ter acesso a mais contexto ou informações adicionais. —

Não satisfeito enviei novo “prompt”: “Se você pudesse resumir o sentimento esse artigo em cinco palavras diferentes, ou sentimentos diferentes, quais seriam estes?”
Resposta ao meu prompt: — Preocupação, oscilação, tendência negativa, crise, instabilidade. —

Para concluir enviei um último prompt: “E se pudesse resumir o artigo que enviei anteriormente em apenas um sentimento , qual seria a palavra?”

Resposta ao meu prompt: — Preocupação.

Como vemos o ChatGPT realizou uma autêntica análise de sentimentos encima do artigo publicado nos dando opção para nos aprofundar na análise por ele realizada com perguntas adicionais e resumir o sentimento espremido no texto, primeiro com um texto curto, depois em cinco palavras apenas como solicitei e por último em um único sentimento geral. Perfeito.

Espero que tenham gostado.

Autor: Ernesto Villafuerte Oyola

Diretor da Aomega Treinamento e Consultoria
Mestre em Ciências de Eng. de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ
MBA em Tecnologia de Informação em Gestão de Negócios
Engenheiro Químico – UERJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *